Aprenda a Regular sua Cadeira para Escritório

Todo mundo sabe que o conforto durante as horas de trabalho otimiza a produtividade, além de manter a qualidade de vida e bem-estar. Neste contexto, a qualidade do mobiliário tem um papel muito importante, pois é ele quem vai nos acompanhar nesta jornada diária. Em escritórios por exemplo, a cadeira é um item fundamental para garantir o conforto de seu usuário. Mas você sabia que as cadeiras para escritório possuem regulagens e posicionamentos que podem melhorar sua postura e proporcionar mais conforto durante o trabalho? Pois bem, hoje vamos te ajudar para que você aprenda a regular sua cadeira para escritório e tenha mais conforto durante o período de trabalho.

Antes de tudo, é importante saber que existem no mercado diferentes tipos de cadeiras para escritórios. E a escolha deve ser baseada no tempo e intensidade de uso da cadeira. Caso necessite de mobilidade e movimento, o modelo escolhido deve ser do tipo giratório e/ou conter rodízios. Além disso, para que a cadeira para escritório seja ergonomicamente confortável, os tipos de regulagens devem ser analisados. 


Regulagens que a cadeira de escritório pode oferecer: 

Diferentes modelos de cadeiras para escritório oferecem diferentes regulagens. A mais comum entre elas é a regulagem de altura do assento. 


Altura do assento: 

Esta deve ser regulada de acordo com a altura de seu usuário. Como regra ergonômica, a altura ideal é aquela que permite que os joelhos fiquem dobrados confortavelmente em um ângulo de 90 graus e as solas dos pés totalmente encostadas no chão. As coxas devem estar totalmente apoiadas no assento da cadeira de escritório e a dobra dos joelhos livres para não comprometer a circulação sanguínea. 


Encosto: 

O encosto deve oferecer um bom apoio à coluna, principalmente na lombar. Para isso, o encosto ideal é aquele em que as curvaturas se encaixam ao biotipo do usuário. Pensando nisso, alguns modelos de cadeiras oferecem a regulagem do encosto na vertical. Enquanto que em outros modelos de cadeira para escritório, o encosto pode ser mais alto, chegando à altura dos ombros e ainda, na altura da cabeça, sendo indicados para pessoas que passam muito tempo sentados.

Há ainda modelos, como a cadeira gamer, que disponibilizam um apoio para a cabeça, também regulável em altura e inclinação. 


Inclinação: 

O recurso de inclinação está disponível em alguns modelos de cadeira para escritório, como por exemplo, nas cadeiras diretor e cadeira presidente. Este recurso permite o recline em conjunto do assento e encosto e também o travamento deste recurso. 

Podemos encontrar alguns modelos em que é possível regular a inclinação do assento e do encosto independentemente. 

Os ajustes de inclinação são indicados para quem passa longas horas trabalhando, pois alivia a tensão muscular, além de aliviar a pressão sobre a coluna. 


Braços e apoios para antebraço:

Os apoios para braços estão presentes na maioria das cadeiras operacionais, pois proporcionam maior conforto ao usuário. 

Os braços podem ser reguláveis quanto à altura, abertura lateral e rotação. Dessa forma, quando ajustados da maneira correta, proporcionam relaxamento na região de ombros e pescoço, além de favorecer a postura ereta. O ajuste ideal deste recurso é aquele em que os antebraços fiquem apoiados e formem um ângulo de 90 graus entre braço e antebraço. 


Qualidade de vida no trabalho x Cadeira para escritório  

A qualidade de vida está relacionada não só a ausência de doença, mas a um conjunto de ações que possibilitem o bem-estar do funcionário através de recursos, objetos e procedimentos dispensados aos trabalhadores.  

Portanto, as cadeiras para escritório estão diretamente ligadas a qualidade de vida no trabalho. Além de ser um importante mobiliário, a cadeira correta pode impedir que vários problemas de saúde ocorram, como dores na coluna, má circulação sanguínea e problemas como Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). 

Desde a escolha da cadeira para escritório, o tempo e a intensidade de uso deverão ser avaliados para que escolha dentre os modelos, o que melhor se encaixe nas necessidades do funcionário. Porém, não adianta escolher o melhor modelo de cadeira disponível no mercado e utilizá-la da maneira incorreta. 

Por isso se torna tão importante que você aprenda a regular a cadeira para escritório que utilizará. Sendo assim, terá mais conforto durante o período de uso e menor chance de desenvolver problemas de saúde relacionados ao trabalho e consequentemente, melhor qualidade de vida.

Aproveite essas dicas, escolha sua cadeira de escritório e deixe seu dia-a-dia mais confortável.

#cadeirasparaescritorio #cadeirasdeescritorio #cadeiragiratória #cadeirapresidente #homeoffice #cadeirasparaescritoriobarata #cadeiraparaescritoriobonita #cadeiraparaescritoriopreta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *